domingo, 8 de janeiro de 2023

Silvio Santos, o Rei da TV de um Jeito que você Nunca Viu!!

O Rei da TV

Olá, nerds do universo, olá meus nerds de trabalho, aqui é a sua amiga Shima e estou chegando pra fazer parte do time "Nerd-se" para sempre trazer o melhor da nossa cultura pop. Você, meu querido leitor, não importa qual seja sua idade, certamente você sabe quem é Silvio Santos. Não apenas por ser empresário e dono de emissora, mas também por ser o maior animador da televisão brasileira de todos os tempos! Silvio sempre esteve presente nas nossas vidas fazendo parte da nossa própria história. Eu, no meu caso, assisto aos programas do Silvio Santos desde criança, mas se eu perguntar pra você: "Quem é Senor Abravanel?", será que você o conhece? Essa resposta está em O Rei da TV, série de criação de Marcus Baldini e produzida pela Gullane Entretenimento para a Disney e distribuída pelo serviço de streaming Star+. O Rei da TV é uma biografia não autorizada sobre a trajetória de Silvio Santos, desde a sua adolescência pobre como vendedor ambulante nas ruas do Rio de Janeiro, até se tornar animador e um dos empresários bilionários mais bem sucedidos do Brasil.

José Rubens Chachá como Silvio na fase adulta

A série se centraliza no ano de 1988, onde Silvio Santos vive o momento mais dramático de sua vida. Após perder a voz ao vivo em seu programa, Silvio é diagnosticado com um grave problema nas cordas vocais, problema esse que pode deixa-lo sem voz pelo resto da sua vida, o que resultaria em obrigá-lo a abandonar para sempre a televisão. Paralelamente à isso, tendo que promover um substituto às pressas para seus problemas, o único capacitado para isso é Gugu Liberato, um jovem apresentador em ascensão dentro do SBT e pupilo de Silvio Santos. O problema é que Silvio é extremamente ciumento com seus programas de Domingo, e ver Gugu como seu substituto, e mais a possibilidade de ser obrigado à se aposentar da TV, o deixa apavorado. À partir daí, a série nos mostra Silvio Santos começando a relembrar toda sua trajetória de vida, desde a infância pobre até a criação do SBT. Nesta trajetória somos levados as principais fases da vida de Senor Abravanel, que até então só conhecíamos superficialmente, só de ouvir falar. Sua infância pobre como camelô, o início de carreira no rádio, o Baú da Felicidade, que mudaria sua vida pra sempre e seu começo de carreira na televisão estreando na TV Paulista, que anos mais tarde viria à se tornar a toda poderosa Rede Globo, é claro, tudo isso, deve ao talento, inteligência, carisma e bastante oportunismo do jovem Abravanel, que criou o "personagem" Silvio Santos.

Mariano Mattos Martins como o jovem Silvio

Como dito antes, somos apresentados à três fases da vida de Silvio Santos, e pra isso tivemos três atores interpretando o Homem do Baú. Na fase inicial, o ator Guilherme Reis faz o Silvio Santos adolescente, de 1945, ainda camelô. Um belo trabalho do ator, se levarmos em conta que não existem nenhum registro de imagens dessa fase da vida do Sílvio, dando à entender para o público que ali estava nascendo o Silvio Santos que um dia iríamos conhecer. À partir desse ponto da história, a série transita entre as duas fases da vida do Sílvio Santos. Mariano Mattos Martins interpreta o Silvio dos 28 aos 45 anos, fase essa da ascensão da carreira do animador iniciada no rádio chegando até a televisão, vindo à se tornar o maior apresentador e animador da TV brasileira. Destaque para a atuação de Mariano Mattos. Ele conseguiu entregar o jovem Sílvio Santos dos anos 70, da época da Rede Globo de maneira brilhante, algo que nenhum outro ator tinha feito ainda.

Comparação: Silvio e o ator Mariano

Já em 1988, onde se localiza a trama, temos José Rubem Chachá interpretando o Silvio Santos dos anos 80, beirando seus 60 anos de idade, e aqui, é o mais próximo do Silvio que estamos acostumados à ver até hoje. Destaque maior para o Chachá, que pra mim, é o melhor ator da série. Ele conseguiu fazer o melhor Silvio Santos. Ao assistir a série você consegue ver o Silvio Santos nele. Suas expressões, seus trejeitos, a forma de falar e isso, SEM PRECISAR IMITÁ-LO, como fizeram e fazem até os dias de hoje vários comediantes de forma caricata, como: Oscar Pardini, Ceará do extinto  programa de TV Pânico, Claudismar Silva, Tom Cavalcante, entre tantos outros. O Silvio Santos do Chachá é o primeiro "Silvio Santos humano" já reproduzido, ao mesmo tempo que temos o Silvio Santos da TV que estamos acostumados, caricato, mas não de forma cômica, temos o Silvio Senor Abravanel fora da TV, que ninguém conhece, aliás, isso é algo feito de forma excepcional tanto pelo Chachá, quanto pelo Mariano, porém considero que Chachá conseguiu ir ainda mais além, captando toda a essência do Silvio Santos dentro e fora da TV.

Comparação: Silvio e Chachá

Outro show a parte de O Rei da TV é sua produção. Uma das melhores que já vi em uma série. Cenários e figurinos muito bem feitos. Você realmente se sente sendo transportado para época tanto dos anos 70, quanto para os anos 80. Eu me senti de volta à infância ao ver o SBT alegre, colorido e quase psicodélico dos anos 80. Me senti novamente a criança que assistia ao Show de Calouros com meus pais, aliás, essa é a experiência de assistir O Rei da TV, pois não é apenas a história de Silvio Santos, mas muito mais que isso, é uma verdadeira viagem à uma boa parte da história da TV brasileira. Aqui temos presenças de vários ícones da TV, como: Roque, o fiel escudeiro de Silvio Santos, o velho guerreiro Chacrinha, Manoel de Nóbrega (o pai de Carlos Alberto de Nóbrega), o todo poderoso Roberto Marinho da Globo, Hebe Camargo, Sérgio Mallandro, Aracy de Almeida, Ronald Golias, o "antagonista" da série, o diretor da Globo, Rossi (aqui uma mistura de Boni com Walter Clark), artistas como Nelson Ned e até mesmo o Rei,  Roberto Carlos, marcam presença na série. 
            
Paulo Nigros como Gugu Liberato
                
Minha experiência com a série foi a melhor possível. De início havia achado o trailer esquisito, porém acompanhando a história e a atuação magistral do Chachá como Silvio Santos, me apaixonei pela série e recomendo demais. O Rei da TV não é uma produção perfeita. Ela também tem seus defeitos, assim como toda série, ela também conta com bastante licença poética, pois por mais que seja uma biografia não autorizada, ainda assim é uma obra de ficção, porém se você for, principalmente fã do Silvio Santos, e sempre quis saber um pouco mais de sua história, assim como eu, tem obrigação assistir a série, pois ela não é uma série "Chapa Branca", ela não é uma produção feita para exaltar a "figura imaculada" e perfeita do Silvio Santos, e sim, trazer o seu lado humano, inédito como uma pessoa real, com seus erros e seus acertos. Quem de nós nunca teve curiosidade de saber mais sobre a vida desse homem que sempre fez parte dos nossos lares aos domingos? Não podia terminar essa matéria sem mencionar o Gugu Liberato de Paulo Nigros, que parece uma reencarnação do próprio Gugu do início de carreira. Enfim, assistam O Rei da TV. Em breve trarei aqui mesmo um review com spoilers.

E o bambu???
                              
Beijos nerds, terráqueos, e até a próxima!!! 💕💕

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANTÃO NERD:HBO Max anuncia série biográfica sobre Chespirito

 Fala seres nerds da imensidão do universo,como é que vocês estão??Shima brazuca chegando com uma notícia bombástica,enfim finalmente chegou...